Fonoaudiologia

Os cuidados com a saúde auditiva são essenciais, porém muitas vezes deixado de lado. Hoje em dia, temos contato direto com aparelhos eletrônicos que possuem suporte para fones de ouvido, nos permitindo ouvir músicas ou assistir vídeos em qualquer lugar. Esta prática, além de muitos outros fatores (como sons altos de estabelecimentos ou veículos, a crescente poluição sonora), podem ocasionar diversas lesões em nossos ouvidos, possibilitando o surgimento de possíveis deficiências auditivas. Para que possamos manter os devidos cuidados com os ouvidos, há uma especialidade que é voltada justamente para esta finalidade: a fonoaudiologia.

A fonoaudiologia é a ciência que estuda a voz, a audição e da motricidade oral, como também todos os seus cuidados, prevenções e reabilitações. O profissional responsável por esta área é o fonoaudiólogo, que atua na área da saúde e estuda as especialidades: saúde coletiva, voz, audiologia, linguagem, motricidade, disfagia, gerontologia, neuropsicologia e fonoaudiologia neurofuncional, do trabalho e educacional. No Brasil, a profissão foi regulamentada em 1981 pela Lei nº 6965, no governo do então presidente João Figueiredo. O aumento da população de maior idade faz desta profissão uma das mais crescentes no Brasil e Estados Unidos.

O profissional de fonoaudiologia é o responsável, juntamente a um otorrinolaringologista, por detectar demais problemas de deficiência auditiva em um paciente. Por meio de testes específicos e exames médicos voltados para esta finalidade, estes profissionais irão avaliar o grau da seriedade do problema e indicar ao paciente o melhor tratamento e, possivelmente, a utilização de um aparelho auditivo específico. Os aparelhos auditivos podem ser adaptáveis para cada tipo de ouvido e hábitos do paciente, deixando a experiência de uso agradável e cômoda, além de poder restabelecer momentos agradáveis e qualidade de vida para quem o utiliza. Por suas gravidades e demais complicações, um fonoaudiólogo deve ser procurado aos primeiros sintomas de perda de audição.

fonoaudiologia curitiba

Postagens Recentes