Para quem já faz a utilização de aparelhos auditivos há algum tempo, a manutenção e ajustes periódicos são fundamentais. Utilizar de aparelhos auditivos traz muitos benefícios para quem possui problemas auditivos, principalmente o retorno ao convívio social e participar de grandes momentos juntamente à família e amigos. Porém, utilizar de aparelhos auditivos requer cuidados e monitoramentos especiais, para que a qualidade dos produtos não se perca e possa garantir de conforto e usabilidade para quem os utilizam.

Se o paciente está começando a utilizar o aparelho, é importante consultar informações com o fonoaudiólogo e profissional que realizou a venda do produto sobre: colocar e retirar o aparelho, limpezas em geral, ajustes e troca de baterias. O paciente também deverá testar a qualidade do som ouvida, se está muito alto ou muito baixo, e informar ao especialista para que o mesmo possa realizar os ajustes. Desta maneira, alinhando a adaptação com as informações dos especialistas, o paciente poderá garantir de uma melhor experiência de som sem demais problemas.

Outros testes que o paciente também deverá realizar periodicamente com seus aparelhos auditivos são de extrema importância para a saúde dos ouvidos e da sua audição. Verificar se os aparelhos estão confortáveis aos ouvidos (tanto interna quanto externamente), perceber se a sua própria voz soa muito alta quando ouvida e realizar ajustes, ouvir zumbidos ou apitos com a utilização do aparelho e mais outros aspectos devem ser informados ao especialista, para que haja a manutenção correta e a boa utilização sem prejudicar a sua audição.

Realizar manutenções com uma certa frequência é um hábito de extrema importância para quem utiliza de aparelhos auditivos. Procure seu especialista neste caso e peça uma manutenção, para que sua saúde auditiva esteja sempre em ótimo estado e o aparelho esteja confortável e agradável para a sua utilização.